Giro Certo

Transportadora

5 fatores decisivos para escolher o seu transporte de medicamentos

Fazer o transporte de medicamentos é uma tarefa que requer a sua atenção. Assim como a grande maioria dos produtos farmacêuticos, eles têm particularidades que precisam ser respeitadas desde o momento de embarque até seu destino final e, claro, especialmente durante a viagem.

A temperatura é um dos requisitos básicos que precisa ser atendido, afinal, nós vivemos no Brasil, um país continental, onde há diversas variações de clima, que podem ser bruscas até no mesmo dia.

A segurança também é outro ponto de muita atenção, já que estes produtos só devem ser consumidos sob orientações médicas. Inclusive, o extravio ou roubo deve ser rapidamente notificado às autoridades competentes.

Por isso, você precisa de muita atenção ao selecionar a empresa que fará o seu transporte de medicamentos. Além dela ser credenciada para prestar este tipo de serviço, ela também precisa garantir integridade, qualidade e agilidade às entregas.

Para ajudar você nesta tarefa, listamos 5 fatores que devem ser decisivos para que você selecione a transportadora certa para os seus produtos farmacêuticos.

Fator 1: cumprimento das exigências legais

Basicamente, o transporte de medicamentos é regulamentado por três legislações:

As duas primeiras são responsáveis por orientar as transportadoras que fazem o transporte de medicamentos sobre as regras que devem cumprir.

Já a resolução n° 433/05, do Conselho Federal de Farmácia, regulamenta a atuação do farmacêutico em empresas de transporte de produtos para a saúde, porque é obrigatória a supervisão de um farmacêutico neste tipo de serviço.

Por isso, antes de analisar qualquer coisa, verifique se a transportadora está devidamente legalizada, sempre buscando por empresas certificadas pela Anvisa.

Ela também deve apresentar os seguintes documentos:

  • Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE), expedido pela Anvisa;
  • Alvará sanitário da COVISA e CRF (Certificado de Regularidade Técnica);
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • Autorização da Prefeitura.

E entre as obrigações que devem ser cumpridas no transporte de medicamentos, estão:

  • Emitir e portar o manifesto de carga contendo a previsão do desembarque;
  • Monitorar as condições de temperatura, de acondicionamento, armazenagem e umidade do medicamento durante o transporte através de instrumentos calibrados;
  • Controlar a temperatura e a umidade da carga, conforme necessário;
  • Não violar a carga transportada; Fazer a limpeza adequada no veículo de transporte;
  • Identificar medicamentos recolhidos ou devolvidos e, quando possível, segregá-los durante o transporte;
  • Em caso de acidentes, roubo ou furto de medicamentos, informar imediatamente aos órgãos governamentais competentes.

Fator 2: frota moderna e adequada ao transporte de medicamentos

Os produtos farmacêuticos precisam viajar em temperaturas específicas, sem variações para que os princípios ativos sejam preservados. E, como estamos no Brasil, alterações bruscas de temperatura são normais, principalmente entre estados e regiões.

Por isso, a frota precisa ter a capacidade de conservação da temperatura, além de, claro, manter a devida higienização dos veículos para que não haja nenhuma eventual alteração.

O ideal é que a frota seja composta por veículos baú com isolamento isotérmico ou resfriado.

Fator 3: oferecer rastreamento de mercadorias

O transporte de produtos farmacêuticos deve ser preciso, ou seja, ele precisa seguir a rota inicialmente traçada para evitar a perda ou extravio da mercadoria por qualquer razão.

Por isso, a única forma de controlar se este requisito está sendo cumprido durante a viagem é através do rastreamento dos produtos.

Fator 4: ter uma equipe profissional bem preparada

Você já sabe que o transporte de medicamentos precisa de um farmacêutico responsável, porém, além dele, você também deve contar com uma equipe de trabalho qualificada e preparada.

Além do conhecimento técnico e da experiência, os profissionais precisam estar preparados para sempre serem ágeis, precisos e precavidos.

Fator 5: pontualidade na entrega

A logística de medicamentos deve ser precisa, afinal, um pequeno detalhe é capaz de colocar toda a carga a perder.

Por isso, determinar a data de entrega é um dos pré-requisitos que garantem que a carga chegue em perfeito estado ao destino final.

Sua atenção agora evita transtornos futuros

Sempre avalie com cautela as transportadoras que você pretende contratar para fazer o seu transporte de medicamentos. Verificar esses 5 fatores farão a diferença desde os primeiros momentos da contratação.

Nós, da Giro Certo Encomendas, prestamos esse serviço e estamos à disposição para atender você. Vamos conversar?

Para receber uma proposta personalizada, basta preencher o formulário abaixo: